Memórias do Vale do Café - Documentário "O Vale"



Ficha Técnica:
Título O Vale (Original)
Ano produção: 2007
Dirigido por: João Moreira Salles
Estreia: 2007 (Mundial)
Duração: 56 minutos
Classificação : Livre
Gênero: documentário
Países de Origem: Brasil

Sinopse
Documentário sobre o Vale do Paraíba mostrando sua decadência após a exploração da mata atlântica por carvoeiros e pelos cafeicultores. Atualmente a região sofre com a invasão de Brachiaria, gramínea exótica que inutiliza a terra para o cultivo de lavouras.Com depoimentos do final do séculos XIX de grandes personalidades prevendo ou alertando o triste destino do local.


“O Vale”, trata-se de um documentário de uma série chamada "6 Histórias Brasileiras" e foi exibido originalmente em Agosto de 2000, no canal a cabo GNT.
O jornalista Marcos Sá Correia, em conjunto com o cineasta João Moreira Salles, mostram através de relatos históricos de políticos e barões do café do século XIX e de seus descendentes, como uma economia tão rica chega a uma situação tão decadente! É um retrato da situação atual do Vale do Paraíba, que compreende as cidades entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
O documentário nos mostra a realidade do hoje comparada com a ganância do ontem.
Percebemos que ao decorrer da história, O Vale do Paraíba foi depredado por mãos que pensavam apenas no progresso dos dias em que viviam. Toda a exploração desenfreada, o desmatamento causado para que fossem erguidos cafezais para enriquecer os fazendeiros, causaram e erosão do solo, e nossa geração precisa arcar com o preço alto que a natureza tem cobrado.
Através de relatos feitos por sociólogos, fazendeiros, ministros, políticos e escritores da época, podemos perceber que tudo o que vivemos nos dias atuais, era absolutamente previsível aos olhos dos nossos antepassados. 
A ameaça à moradia, a infertilidade do solo, a dificuldade de manter um pasto saudável... são todas consequências da ganância de Barões do Café, que não pensaram nos filhos e netos que não teriam mais a riqueza que eles produziram. Porque seu progresso não foi capaz de andar de mãos dadas com o respeito pela natureza. Causando verdadeiros massacres conta a Mata Atlântica, reduzindo-a em muitos lugares, em pastos decadentes.
Famílias ricas e poderosas, destruídas por aquilo que um dia destruíram, a natureza!  
Um solo que foi empobrecido, e hoje não é capaz nem mesmo de garantir o sustento de descendentes dos grandes barões e Fazendeiros que um dia foram donos de tanta fartura.
Ainda vemos o relato do Senhor Antônio, que um dia destruiu diversas matas para produzir carvão e garantir o seu sustento e de sua família. 
O documentários nos faz viajar por diversas regiões e por diversas gerações, e termina com as palavras do passado, uma previsão triste do que vivemos hoje. E com os rostos dos que estão lutando pelo seu sustento. Vendo o que um dia foi tanta riqueza, acabar em pobreza e miséria!
Um bisneto de Barão, tendo que vender ovos de porta em porta para sobreviver e as palavras do agrônomo Nicolau Moreira em 1886 quando ele diz: 

“...mas o que é certo é que está marcado o dia em que os filhos deverão pagar as consequências das faltas dos seus pais.”

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...