Mais dicas

Olá gente bonita,
gente do bem,
gente que eu gosto também!!!!
Minhas leituras são meio variadas, vão perceber isso ao ler no blog as postagens.
Hoje vou citar sobre um livro que fala tudo, ou quase tudo, sobre o lixo. Uma leitura interessante para nós que estamos vivendo o caos em questão de lixo...onde jogá-los, o que fazer com eles? O Domingo Zen é pra isso, pra nos conscientizar sobre o Ambiente em que vivemos. Ler para se informar, para dar prazer, para viajar...ler!
Um abraço verde pra você!!!!
Roseane Xisto

TURISMO VERDE:
Mirante da Serra dos Mascates - Torre de Valença
Um passeio ao ar livre com a beleza das matas, uma subida puxada, mas que vale a pena... e ao chegar no pé da torre você depara com o visual lá embaixo da cidade de Valença. Lugar bom para relaxar, curtir um bom sanduíche, uma água fresquinha...um piquenique!
Tem uma estradinha a esquerda, quando você está subindo a estrada, que é um caminho, uma trilha para fazer a pé ou de bike, que sai no bairro de Quirino. Tem muita gente que faz esse trajeto e curti bastante. Tem uma placa sinalizando.
Então vamos fazer um passeio com a galera?
Bora curtir nossa cidade!!!!



ZEN NO CONHECIMENTO
Livro: Lixo de onde vem? Para onde vai?De Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto
No dicionário a palavra lixo quer dizer sujeira, imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Mas hoje essa definição já mudou, tem outro significado: lixo é dinheiro, tem valor, tem utilidade sim. Todo o lixo bem separado, ele é reaproveitado, quase todo ele, tem um destino.
O crescimento acelerado das cidades fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas, e piorou as condições de saúde da população em todo o mundo. No Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos são jogados em qualquer lugar a céu aberto sem qualquer cuidado.
* Como por exemplo no bairro de Quirino, onde todo o lixo da cidade de Valença é jogado lá a céu aberto. O caminhão de lixo passa recolhe todo e qualquer tipo de lixo, contaminados ou não e jogam neste terreno contaminando a todos e a tudo que está a sua volta sem nenhuma fiscalização do governo. 
A ideia então é reaproveitar ou diminuir a quantidade de lixo, ou com a logística reversa (devolvendo ao fornecedor), ou reciclando os de resíduos sólidos (papel, metal,vidro, plástico), mas para isso deve-se ter a coleta seletiva, separando o lixo para os “catadores” fazerem a reciclagem em suas cooperativas, meio de ganhar dinheiro,rendendo empregos. Fazendo a compostagem de resíduos orgânicos ( os alimentos transformados em adubo). A incineração (queima do lixo de maneira correta). O aterro sanitário em lugar adequado.  E também o artesanato, onde reinventam a arte com o lixo.
Bem, tem muito o que falar e mostrar sobre o lixo, de uma maneira consciente e limpa, para ajudar o planeta a diminuir todo esse lixo. Fornecedores, fabricantes, os governantes, os vendedores, os consumidores, os vizinhos e você, principalmente...porque é através de um pequeno gesto seu que tudo começar a mudar, a partir de VOCÊ!!!
Ajude também com seu pequeno gesto. Queiram aprender, a se modificar, a se interessar, a se reeducar, a ensinar... Sabe o que custa isso? Conscientização inteligente. Reformas dentro de si para o mundo que nos cerca. É a teia da vida e você está dentro dela!
Roseane Xisto

CEM INICIATIVAS
Vejam as imagens de reciclar, mas atenção à ideia: é reaproveitar o que foi descartado e não, de jeito nenhum, comprar novinho para fazer artesanato. Pneu usado. Pallet usado. Caixinha de frutas usados.Canaletas usadas. Tudo você pinta, lixa, decora, faz tornar-se novo o que era velho, feio, abandonado.













Imagens do google.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

Nunca subestime a vida dos velhos sentados nos bancos de praça!