Dica - A Culpa é das Estrelas (livro e filme)

Sinopse do livro: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.



Sinopse do filme: Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.



A fase adolescente não é fácil. Há quem diga que é de muitas transformações, firmação, conhecimento, autoconhecimento, frustrações e "aborrecência". Mas, eu, vejo também como uma fase de emoções. Descobrimos o amor (ou o que achamos ser) pelo outro, pela vida, por uma profissão, por escolhas, por amigos, o sexo e suas conseqüências e como a vida pode ser prazerosa ou sofrível. Com certeza é uma fase de buscas e incertezas, que nos prepara para encontrar o nosso equilíbrio na fase adulta. E estamos numa época onde muitos dizem que temos valores distorcidos e que os jovens precisam aprender mais sobre o mundo.
Bom, na minha opinião, uma forma muito bonita de aprender mais do mundo é dando a esse adolescente a oportunidade de ler/ver uma história tão bonita e cativante como essa. "A Culpa é das Estrelas" parece uma história boba de amor, que só é triste porque tem dois jovens doentes. Não, não é isso. É uma história simples, mas com grandes ensinamentos. Ensinamentos estes que podem muito bem suprir essa falta de valores que já não tem no mundo.
Um livro/filme que fala de companheirismo, sonhos, amizade, lealdade, dignidade, saúde e doença, família, amor e oportunidade não pode ser taxado só com uma história triste. É uma história linda, que nos ensina, nos acompanha no coração, nos mostra verdades de uma maneira chocante, mas divertida também (tem muitas horas em que rimos com vontade) e de forma simples e direta.
Hanzel e Gus só queriam viver plenamente um amor, mas acabaram conquistando multidões. Que essas tantas mensagens que o livro/filme passa possa também trazer coisas boas para esses tantos jovens que "se derreteram" por esse amor verdadeiro.
A minha dica de hoje é ler e ver o filme. Emociona. Conquista. Faz refletir sobre o mundo e os valores desse mundo e de suas pessoas.
"A Culpa é das Estrelas" é uma história rara, por isso mesmo valiosa.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...