Entrevista com Taísa Luciano

Olá, Pessoal!
Em entrevista à Natalia Menezes, Taísa Luciano, a autora de Florita: Uma vida, um amor, nos fala sobre sua carreira! Um bate papo gostoso para quem gosta de se sentir próximo do mundo dos autores.
A resenha do livro, já foi feita pela Naty aqui no Blog.
Para vê-la clique aqui.


1) Quando foi que seu gosto por histórias surgiu (como leitora e como escritora)?
 Comecei a me interessar por livros muito nova! Minha primeira escola e minha família me incentivavam a ler muito! Escrever também sempre fez parte da minha vida, desde redações escolares, até  romances, quando cresci um pouquinho hahaha

2) Houve algum momento que se deu conta que os livros seriam o seu futuro ou foi algo natural?
Foi muito natural. Quando lancei Florita, achei que só minha família e meus amigos leriam! Mas a coisa foi se espalhando tanto pela internet, como nas Bienais das quais participei, e hoje gente de todo o país vem dizer que leu minha história! Espero que continue assim no futuro também!

3) Você escreveu o  livro "Florita: uma vida, um amor" muito nova. Com certeza muitas pessoas estranharam o fato de tão nova gostar de criar histórias e ter a vontade de passar isso para o papel. Nos conta qual foi sua inspiração e como foi o processo de escrever e publicar o livro.
Pois é, as pessoas estranham mesmo! Quando conto sobre o livro, a maioria me pergunta se é se poesia e quando digo que é romance, todo mundo se espanta hahaha Então, quando eu tinha 13 anos, a escola pediu para que escrevêssemos 7 páginas do diário de uma personagem inventada por nós. Criei Florita e seus amigos e decidi que continuaria a contar sua história, independentemente do trabalho de escola. Aí tudo surgiu e virou um livro completo!

4) Você está lançando um novo livro "Era uma vez um romance carioca". Qual a diferença que ocorreu para você do primeiro para o segundo livro? O que você destaca de positivo?
Acho que tive um amadurecimento emocional. Me dediquei mais com a escrita, na construção dos fatos, procurando a melhor forma de criar uma narrativa leve, gostosa e bem estruturada. Espero ter conseguido! Hahaha

5) Ao ler "Florita" percebi que é uma paulista apaixonada pelo Rio. Pelo nome do novo romance ("Era uma vez um romance carioca") dá para chegar a conclusão que não estou tão errada assim. De onde vem esse amor pelo Rio? Por que escolhe-lo para escrever seu livro?
Você está certa, amo o Rio, e não tenho explicação para esse amor todo! Nasceu comigo e me faz sentir parte de lá, da sua cultura rica, e do modo leve de carioca viver a vida. Nessa segunda obra, fui ao Rio pesquisar lugares e fatos da primeira década do século passado, para poder deixar o livro bem embasado na realidade, e espero que ele seja bem aceito, afinal foi concebido com muito amor por essa cidade tão maravilhosa!

6) Espera ser uma escritora a vida toda e viver disso ou os livros serão como um hobby?
Espero continuar como escritora e também trabalhar como atriz, afinal é a faculdade que estou cursando!

7) Quando está escrevendo, se preocupa com o que os outros vão pensar dos seus romances ou escreve pensando em fazer, principalmente, feliz a si mesma?
Olha, escrevo pra me salvar! Posso colocar no papel o que quiser, para qualquer um ler, e acredito que essa seja uma das maiores liberdades que existem. Isso me faz bem, me deixa feliz e realizada! Mas não é por isso que deixo de me preocupar com o que os outros vão pensar. Meu único desejo é agradar e tocar as pessoas com minhas histórias!

8) Se pudesse escolher uma palavra ou expressão para descrever o que os livros são para você qual seria?
Meus bebês!

9) Quais são os próximos planos literários? 
Estou escrevendo meu terceiro livro, um romance policial e já tenho planos para próximas obras!

10) Deixe um recado para os leitores do blog.
Amei dar a entrevista, amo esse blog fofo, e aos leitores do Palavras ao Vento: leiam bastante, e se possível, conheçam Florita e Era Uma Vez Um Romance Carioca, acredito que vão gostar muito! Obrigada!!!

Taísa


P.S.: Curtam a página da autora clicando aqui.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

Nunca subestime a vida dos velhos sentados nos bancos de praça!