Dica: Vivian contra o apocalipse - Vivian Apple


“Estou além da bondade, além do sofrimento. Fui destruída de um jeito que ainda não entendo, e vou fazê-las sentir minha dor.”
(pág 224)

                Quando li a sinopse desse livro fiquei muito curiosa. Imaginei mil coisas. Achei que se tratava de algo mais distópico. O livro agradou, certamente. Mas eu esperava algo diferente. Pra ser sincera, eu esperava mais.

                Vivian é uma jovem que enfrenta o típico de muitos: escola, família...os pais resolvem entrar para uma igreja que segue os ensinamentos de um homem que prega o fim do mundo, e seguem seu livro; o Livro de Frick. Apocalipse. Esse apocalipse tem data e horário marcados. Um dia, os membros da igreja somem. Uma boa parte acredita ter sido o arrebatamento, outros desconfiam de algum tipo de falcatrua. Os mais céticos acham tudo uma palhaçada. Enganação ou não, o fato é que muitas pessoas simplesmente desapareceram e outras acreditam piamente no fim do mundo.

Vivian acha que os pais estão escondidos em algum lugar. Tem motivos para isso. E resolve ir atrás deles, com ajuda de amigos que estão na mesma situação que ela.

“Não existe mais normal – argumentou Harp – Nunca mais vai existir. Então, agora pode ser uma boa hora para você começar a agir como se fosse a heroína da própria história.” (pág 8)

Confesso que fiquei querendo ler rapidamente o livro para saber o que realmente estava acontecendo, qual era a verdade. O livro surpreende não pelo o que realmente acontece, mas por toda a trama envolta.

Ganhou pontos comigo pelo fato de mostrar claramente o quanto a fé irracional é capaz de cegar e destruir. O quanto o ser humano necessita acreditar em algo, seja ou não coerente. Mostra muito claramente a busca das pessoas por elas mesmas. E até aonde estão dispostas a isso. E o mais assustador: O que uma pessoa é capaz de fazer, seja por dinheiro, loucura, poder ou simplesmente pelo prazer de mostrar ao mundo que está certo.

Não é o livro da minha vida, mas certamente, vale a pena ler pelo aspecto crítico que impõe.



“Eu não quero mais ser dócil. Quero ser implacável.” (pág 93)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

No suave galope dos versos...

Se eu não fosse poeta