Dia do Amigo / Dia do Escritor / 1º Aniversário do Clube

Olá, pessoal! 
O final de semana foi agitado por aqui! Aproveitamos para comemorar algumas datas muito importantes para o Clube e o que ganhamos de presente, foi a oportunidade de dividir sorrisos com pessoas muito especiais!

Sábado, dia 25 de Julho, foi Dia Nacional do Escritor! Esse dia nos lembra que existem pessoas que dedicam-se a observar a vida para traduzi-las de uma forma que toque os corações das pessoas. Com livro publicado, ou não, se você conhece algum escritor, mesmo que seja aquele dentista que chega em casa e desabafa poesias no facebook, ou aquela professora que escreve textos lindos, pode ser aquele amigo que tem um blog e publica as coisas que gosta... lembre-se o quanto este dia é importante. Nele, podemos lembrar tantas coisas que transformam nossa sociedade! A importância da leitura, escritores famosos, escritores locais, leituras indispensáveis, poesias inesquecíveis... o mundo literário é enorme! E o que podemos promover neste dia, mesmo que seja um simples incentivo ao sonho daqueles que amam escrever, é algo extraordinário! 
E então, para comemorarmos esse dia tão especial, a Cia do Livro – Unidade Valença, a Editora Interagir e o Clube Literário Palavras ao Vento, aliaram-se para fazer um evento que reuniu romancistas, poetas, leitores (adultos e crianças) e músicos que dividiram seus talentos para que todos pudessem ser presenteados!




Começamos com uma contação de histórias, onde as crianças degustaram dos livros: A Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque) e A Festa no Céu (Angela Lago). Depois disso, as crianças ganharam uma pintura de mãos pra lá de especial!









































A segunda atração, foi a palestra do professor Sanger Nogueira, com o tema: 1984 de George Orwell aos olhos de 2015. A distopia da vida sem privacidade. 







Além disso, fizemos uma mesa de debates com o tema: Segredos para ser um leitor voraz, com a participação de Jô Coelho, Lívya Nacarate, Natalia Menezes, Eliane de Souza e Pit Larah.









Finalizamos com um Sarau muito emocionante, reunindo poetas de todas as idades incluindo, Cíbila Farani, Carla Dutra, Andréia Sineiro, Dona Beatriz, Maria Lamanna, Zeli, Jéssica Pançardes, Elayne Amorim e Leina Gardini, juntos com a linda voz de Daniela Alves e o acompanhamento de Leonardo Pançardes no violão e ainda a voz e violão de Helen Farina.















Eliane de Souza, lançou seu livro Sob os Olhos da Simplicidade.




E assim, pudemos comemorar esse dia tão especial! Leitores e Escritores, juntos, degustando de boa companhia, risadas, músicas, histórias e poesias. 




No domingo, 26 de Julho, os membros fixos do Clube se reuniram para comemorar o Dia do Amigo e nosso 1º aniversário como Clube Literário Palavras ao Vento. Foi ótimo poder comemorar tudo junto, já que o surgimento do CLPV nos trouxe amizades inesquecíveis!!!
Entramos no clima das festas Julinas e fizemos o Arraiá do Clube, com direito a amigo oculto! 





































Havia muitas comidas gostosas, e trouxemos duas receitas para dividir com vocês:


Broa cremosa: (Lívya Nacarate)
4 xícara de leite
3 ovos
3 xícara de açúcar
1 xícarac de fubá
3 colheres de farinha de trigo
2 colheres de margarina
1 pitada de sal
100g de parmesão ralado (não usar de saquinho)
Bater tudo no liquidificador e colocar pra assar no tabuleiro untado e enfarinhado.
Depois de uns 15min salpicar coco ralado e deixar assar até dourar e soltar do garfo.



Pizza de Sardinha (Cíbila Farani)
Massa:
2 copos (200 ml) de farinha de trigo
2 copos (200 ml) de leite frio
1 colher de café de sal
1 colher de sopa (cheia) de fermento
1 colher de sopa de óleo
Misture tudo num recipiente até ficar homogêneo
unte uma forma com óleo ou margarina
leve ao forno por tempo suficiente para cozinhar

Cobertura:
1/2 cebola bem picada
2 latas de sardinha em conserva no óleo
1 lata de molho de tomate
Sal a gosto

Refogue a cebola no óleo da própria sardinha por uns cinco minutos
Acrescente a sardinha e refogue, desmanchando bem
Acrescente o molho de tomate e o sal

Cubra a massa já pronta com esse molho
Polvilhe queijo parmesão ralado
Leve ao forno por mais cinco minutos




Esse é o Clube Literário Palavras ao Vento e hoje, Dia Nacional do Escritor, não podemos deixar de parabenizar nossos escritores que publicam seus trabalhos no nosso blog! Parabéns, amigos! 
Além disso, estamos iniciando um período de comemoração pelo aniversário do nosso Clube que no próximo dia 02, completa um ano! E ele só conseguiu existir, porque alguns sonhadores se encontraram e fizeram com que ele desse certo. Tem gente que já não está no clube, tem gente chegando agora, tem gente dando um tempo, mas não devemos esquecer que neste 1 ano, teve a mãozinha de muita gente por aqui!!! Somos mais do que apaixonados pela literatura, somos amigos que se encontram para falar do que amamos! E a amizade, foi o grande tesouro que conquistamos aqui!!!

Comentários

  1. Fim de semana agitado e delicioso!!! Muito feliz por fazer parte do Clube, e por dividir o amor pela Literatura com tantas pessoas maravilhosas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...