Memórias do Vale do Café - A Saga de Manoel Congo

Dando continuidade a nossa coluna "Memórias do Vale", hoje resolvi trazer a resenha do documentário "A Saga de Manoel Congo".


Ficha Técnica

Título: A Saga de Manoel Congo 
Direção: Dermeval Netto 
Gênero: Documentário  
Duração: 49:26

O filme retrata a Rebelião de Paty de Alferes. Uma das maiores rebeliões de escravos da história. 
Manoel Congo era um ferreiro, nascido na África, escravo de posse do capitão-mor Manuel Francisco Xavier, dono de centenas de escravos e das fazendas Freguesia e Maravilha em Paty do Alferes.
No dia 5 de novembro de 1838, ao que tudo indica, Manoel Congo, reuniu outros escravos e partiram da Fazenda da Freguesia rumo à Fazenda da Maravilha, pertencente ao mesmo senhor. 
Arrombaram portas e furtaram alimentos, reuniram outros escravos, que não sabe-se afirmar se acompanharam os outros, por vontade ou por ameaças. 
A revolta dos escravos, começou quando o capataz da fazenda Freguesia matou o escravo africano Camilo Sapateiro e nenhuma punição foi dada a ele. 
Lutando por sua liberdade e por justiça, os escravos partiram. 
Vistos como um bem comercial e como investimentos das fazendas, a fuga de tantos escravos, era um prejuízo enorme, além das fazendas ficarem completamente desprotegidas. 
Francisco Peixoto de Lacerda, solicita tropas e lidera-as para deter a rebelião. 
As tropas seguem a Serra Santa Catarina, em Paty do Alferes, em busca dos escravos fugidos. 
Um banho de sangue, encerra a luta de Manoel Congo e seus companheiros. Dezenas de escravos são assassinados pelos soldados, e dois soldados são mortos em combate.
Após a “vitória”, o capitão-mor Manoel Francisco Xavier, pede que as tropas se retirem de sua fazenda. É necessário que ele mesmo, pague os custos do advogado que representará os escravos em julgamento. 
De acordo com registros, feitos por brancos que acompanharam o caso, Manoel Congo liderou a rebelião e ameaçou outros escravos a fugirem, portando uma pistola. Não se sabe da realidade, já que os registros foram feitos por senhores e por uma justiça branca. Mas sabe-se que Manoel Congo, foi o único condenado à morte, enquanto as mulheres foram absolvidas e os outros escravos, foram condenados à centenas de açoitadas e 3 anos portando correntes no pescoço. 
Era necessário apenas um indivíduo para conter qualquer faísca de luta pela liberdade, e desta forma, Manoel Congo foi enforcado para que servisse de exemplo como opressão e domínio dos ideias de liberdade.
Percebemos que até hoje vemos resquícios da escravidão em nossa sociedade. As dores do país que foram varridas para debaixo do tapete.
Toda a herança de sofrimento que a escravidão nos deixou, colhemos com as desigualdades sociais e o preconceito tão notáveis nos dias atuais. É natural nos depararmos com os filhos da injustiça vivida naquela época. As oportunidades favorecem aos brancos, enquanto os negros continuam mantendo, em sua maioria, a sina de seus ancestrais. 
O racismo nada mais é do que um sintoma da doença que foi a escravidão. Doença que ainda predomina em nossa sociedade preconceituosa e injusta. 
A história de Manoel Congo, é desconhecida até mesmo por pessoas que vivem na região. Lutas são esquecidas, a opressão encontra-se nos dias atuais, quando vemos as oportunidades mal distribuídas entre classes dominantes e minorias hostilizadas. 
A saga de Manoel Congo, trata-se do exemplo de histórias mal contadas, a fim de manter o domínio, hoje em dia velado e disfarçado.


“— O depois nunca é como foi imaginado pelos que viviam sob tiranias. A nova ordem republicana não educou os filhos dos escravos. Como cometemos tal erro? Ainda carregamos como uma bola de ferro atada aos nossos pés as cicatrizes desse erro... e ainda estamos aqui, amarrados pelos fios de um novelo que nos constrange. Por que é sempre tão tardia e lenta e limitada a liberdade nesta terra?”
Trecho do livro Tempos Extremos de Míriam Leitão




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...