Sentimentos Cinematográficos - MATILDA

Clássicos anos 90 - MATILDA (1996)

Estou muito contente de falar desse filme, já assisti várias vezes e é um desses filmes que sempre passam na "Seção da Tarde" e muitos já devem ter assistido. O que talvez poucos saibam é que ele é uma adaptação do Livro de mesmo nome do Autor de literatura infanto-juvenil Roald Dahl, que, além de Matilda, escreveu outros clássicos como "A fantástica fábrica de chocolate" e "James e o pêssego gigante", que também se tornaram filme.
O livro traz uma narrativa mais densa  a história que o filme, os personagens são mais cruéis e a trama gira em torno do tratamento dos adultos para com as crianças e a maneira como elas reagem e se defendem e como seus comportamentos muitas vezes visto como rebeldia e resistência, nada mais são do que o reflexo do comportamento dos adultos.



O filme é dirigido e estrelado por Danny DeVito, que faz o pai de Matilda (Mara Wilson), uma menina superdotada, apaixonada por livros que cresce numa família de classe média que vivia na frente da televisão e não dava a menor importância pra sua criação. Ela aprende a se virar sozinha em meio ao caos em que vive criando estratégias para viver seus dias da maneira que ela gostava. Matilda ia escondida para a biblioteca da cidade e com 5 anos já tinha lido todos os livros da seção infantil e começa a se aventurar por outras áreas literárias. Só ao completar 6 anos de idade, quando Matilda vai finalmente para a Escola que ela conhece a professora Honney (Embeth Davitz), realmente um doce de pessoa, que além de incentivá-la, a defende. Na escola Matilda também encontra a diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris) que é autoritária e cruel, e que não compreendia como Matilda podia saber de tantas coisas. Com uma capacidade desenvolvida, Matilda descobre que tem poderes mentais como mudar objetos de lugar e com o apoio da professora, usa isso pra mudar o ambiente a sua volta. No final, os pais abrem mão da guarda  de Matilda para que ela seja criada pela professora, uma atitude ao mesmo tempo difícil de se compreender, mas talvez a mais nobre que já fizeram pela filha.
A história é divertida, mas tensa durante todo o filme, porque nos faz refletir como os adultos podem ser cruéis e inibidores na vida de uma criança, mas também é um filme libertador, que nos enche de coragem e de vontade de mudar as coisas, de não aceitá-las como são sabendo que sempre encontraremos amigos em quem nos fortalecer. Assim como nosso Clube!


"(...) Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixá-la a seu lado enquanto lia quietinha, durante a tarde, na casa vazia. Os livros a transportavam para mundos novos e apresentavam pessoas diferentes que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para a África com Ernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa. Pág 16


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

Feminismo, por Ayn Rand