Safo - A poetisa Grega e sua poesia erótica

 
 
 
 
Safo - foi uma poetisa grega que viveu na cidade lesbia de Mitilene, foi muito respeitada e apreciada durante a antiguidade, sendo considerada "a décima musa" No entanto, sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na  Idade Mádia por parte dos monges e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos.
 
 
"Semelhante aos deuses parece-me que há de ser o feliz
mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado,
te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz
e o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante
para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer
dentro do meu peito!
Pois basta que, por um instante, eu te veja
para que, como por magia, minha voz emudeça;
sim, basta isso, para que minha língua se paralise,
e eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas
soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (…)"
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

Feminismo, por Ayn Rand