Sentimentos Cinematográficos – Cinema Nacional

O Invasor



O Invasor (Brasil – 2002) é uma das produções mais interessantes já lançadas no mercado cinematográfico nacional, pois além do fato de ser um "thriller" espetacular, que desde o começo é capaz de prender a atenção (e o fôlego) do espectador, também nos traz uma série de curiosidades.



Era o ano de 1997 e Marçal Aquino escrevia uma história densa sobre ambição, violência e culpa, quando foi convencido pelo amigo cineasta, Beto Brant, para, utilizando somente uma parte do texto (até então não finalizado), transformar a história em roteiro para o terceiro longa-metragem dos dois. Assim, o livro e o filme foram lançados juntos, cinco anos depois, trazendo uma enxurrada de prêmios:

Melhor filme latino-americano de 2002, no Sundance Film Festival (EUA);

Melhor direção, melhor trilha sonora, prêmio da crítica, prêmio de aquisição do MinC, Prêmio São Saurê (melhor momento do Festival) e Prêmio Especial do Júri para ator revelação (Paulo Miklos), em Brasília DF;

Melhor filme, melhor diretor, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor ator (Marco Ricca) e melhor atriz coadjuvante (Mariana Ximenes), no Cine PE – Festival do Audiovisual, em 2002;

Melhor ator coadjuvante (Paulo Miklos), melhor atriz coadjuvante (Mariana Ximenes) e melhor trilha sonora, no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, em 2003;

Melhor filme, Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2003.

O Invasor narra a história de três sócios em uma firma de construção que são convidados a participar de uma situação ilícita e dois deles decidem contratar um cara para eliminar o sócio que não quer participar da falcatrua.
Só que eles nem imaginam a bola de neve em que vai se transformar essa decisão.

A coisa é densa, tensa. Mas é real. Como bem canta o Tolerância Zero na trilha sonora, "é o pesadelo da realidade" batendo na sua porta.



Trazendo nomes de peso da tele dramaturgia nacional como Marco Ricca, Malu Mader, Alexandre Borges e Mariana Ximenes, o filme te presenteia com a estreia do titã Paulo Miklos, numa atuação irretocável, no papel do "bandidaço aço" Anísio. E, também, o cantor e compositor, o rapper Sabotage, morto em 2003, a quem a dupla Aquino/Brant dedicou o filme.





Se você é da turma do chá de camomila, não assista O Invasor. É tensão do começo ao fim. 

Já para quem curte uma boa trama, cujos ganchos principais são o dinheiro e todas as loucuras das quais os homens são capazes por ele, o suspense é felicidade garantida.


Leia o livro > veja o filme! 


Links da pesquisa:




Imagens captadas no Google Imagens


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro de Fãs Harry Potter (De Cara Nova)

Se eu não fosse poeta

No suave galope dos versos...